quinta-feira, 20 de junho de 2013

2º E.M. - Religião em Cotia



A religião, na cidade de Cotia, mostra uma grande diversidade. Mesmo existindo uma maior concentração em certos grupos, a variedade de religiões se mostra presente. 

Os grupos religiosos na cidade estão divididos entre católicos, evangélicos, budistas, praticantes do espiritismo, também existem os sem religião, dentre outros grupos. 

Os grupos que apresentam o maior número de adeptos são: católicos e evangélicos, e mesmo sendo os com maior contingente, o catolicismo se sobressai com aproximadamente 60% de adeptos em relação à população total enquanto que os evangélicos apresentam aproximadamente 25%. Vários fatores podem trazer explicações para esse número de adeptos ao catolicismo. 

Em um contexto histórico, no processo de colonização do Brasil a Igreja Católica Apostólica Romana apresentou um papel importantíssimo no que diz respeito à catequização do chamado povo não civilizado. Foi desbravando o continente e fundando novas vilas juntamente com os bandeirantes que fez com que a filosofia de vida cristã se enraizasse nos primeiros habitantes do país e consequentemente perpetuasse até os dias de hoje. 

Cotia apresenta, segundo os dados do IBGE, mais de 118 mil pessoas adeptas ao catolicismo, e esse número é considerável, levando em conta que a população de Cotia é de 200 mil habitantes. A superioridade do número de católicos, em relação ao número de adeptos a outras religiões, pode ser explicada pelo vínculo histórico da cidade com essa religião, até porque, a cidade foi fundada a partir da padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat, ou seja, o catolicismo chegou primeiro, ganhou adeptos e força. 

O fato de existirem os fiéis praticantes e os não praticantes, é um dos principais pontos que justificariam a grandeza desse grupo religioso católico, ou seja, o fiel pode ser desde a pessoa que frequenta as missas, entrega o dízimo, participa da eucaristia, até a pessoa que nascida num lar católico, e se diz adepto a esse grupo. 

Cotia tem como ponto turístico o maior templo budista da América latina e apenas 705 habitantes são adeptos a essa religião. Motivos que podem ser citados para explicar esse fato, seriam que apesar de possuir o maior templo budista este é o único ponto mais conhecido de Cotia para a prática dessa religião, além do que, o budismo é algo recente para a região se comparado ao catolicismo. 

A questão do inicio da prática religiosa se aplica a todas as outras religiões como a evangélica, por exemplo. A maioria das pessoas quando são questionadas em relação à quantidade de religiosos tem como resposta os evangélicos como maioria, o que é comprovado como errado por pesquisas do IBGE realizadas a região. Porém em Cotia, mesmo com sua origem católica, hoje ocorrem eventos protestantes como a chamada Marcha pra Jesus que vem ocorrendo anualmente. Este grupo protestante, na opinião de muitos, pode um dia ultrapassar a quantidade de católicos, pois vem mostrando um crescimento considerável. 

Mesmo com tantas transições e acontecimentos que podem acontecer durante os tempos, é necessário que haja o respeito entre cada grupo religioso, afinal, cada um possui sua essência. http://youtu.be/35GdTnsWtfA

Abidan 01, Eucilene 05 e Stefanny 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário